quinta-feira, 8 de março de 2012

Um Encanto de Corrida


A manhã estava fria.  Estava meio febril.   O corpo, senhor da própria vontade, dava sinais inequívocos para que eu ficasse em casa. Era quase uma ameaça (“- Se eu fosse você, ficava na cama!”). Mas  eu não queria deixar de participar daquele evento. Era a primeira vez que iria participar de uma corrida de rua exclusiva para mulheres. Estava curiosa e ansiosa, por isso não podia faltar. Tomei um comprimido, ignorei as ameaças do corpo e fui para o evento.
Já no local da corrida, sem dores no corpo (santo analgésico!),  fiquei  surpresa com a quantidade de mulheres inscritas, de várias idades e gerações. Mas confesso que fiquei impressionada com os serviços oferecidos  pela organização do evento, como salão de beleza, massagem corporal, yoga, spa relaxante, dentre outros,  antes e depois da prova,  ou seja, poderíamos correr bonitas relaxadas ou então curtir tudo isso depois da prova. Coisa de mulher. Mas até que é uma ideia interessante!
A corrida foi alegre e divertida. Começou na largada, quando os corpos balançavam ao ritmo da música que saía dos altos falantes.  Todas sorridentes com os mesmos movimentos corporais.  À medida que íamos ultrapassando a linha de largada, obviamente as duplas iam se formando, para aproveitar a oportunidade para bater um papinho (durante a corrida!), saudável e relaxante, e botar a conversa em dia (claro!). Impressionante a capacidade que temos de fazer várias coisas ao mesmo tempo. E que fôlego! Pois conversar e correr ao mesmo tempo não é fácil!  Mas no decorrer da vida existem vários treinos para isso. Como mães, precisamos estar ligadas o tempo todo, atentas ao que nossos filhos estão fazendo, principalmente quando trabalhamos fora de casa - dificilmente conseguimos desligar do nosso lar. No trabalho, muitas das vezes estamos fazendo nossas tarefas e tentando confortar uma amiga que está passando por algum problema.  No trânsito, dirigimos e nos maquiamos ao mesmo tempo,  aproveitando os sinais fechados para dar aquele retoque  na maquiagem, lixar as unhas e assim por diante, esquecendo que  estamos infringindo  a lei. Outro dia vi uma mulher passando sombra nos olhos e dirigindo! E o carro estava andando! É isso. Estamos sempre com várias anteninhas ligadas.
Foi a primeira vez que participei de uma corrida de rua daquele tipo e confesso que adorei. Tudo me encantou.  Quase todas as mulheres que  completaram o percurso, seja  de cinco ou de dez quilômetros, cruzaram a linha de chegada, cansadas, suadas, mas felizes pelo cumprimento do desafio. E não consigo deixar de pensar que, se hoje esse cenário é possível, temos que agradecer àquelas mulheres que, no passado, lutaram e reivindicaram melhores condições de vida e de trabalho para as mulheres, garantindo nosso merecido espaço na sociedade.
Dedico essa crônica para todas as mulheres e especial a minha amiga e fã, Cleusa Stephanes, desejando um feliz Dia Internacional da Mulher

24 comentários:

  1. Oi Nice!
    Adorei a homenagem e confesso que nunca participei desse tipo de corrida.
    Tudo que você descreveu é muito verdadeiro e reforça nossos múltiplos talentos.
    Parabéns pelo nosso dia e um abraço com muito carinho.

    ResponderExcluir
  2. Que legal isso e como é bom quando conseguimos vencer a preguiça e nos superar!! Ótimo dia das mulheres@!!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Nice querida, que texto impressionante.
    Ahh, mas eu queria tanto estar lá torcendo por ti, ou correndo junto rsrsrsr.

    As mulheres unidas conseguem mover montes amada.
    Imagina só o que fazemos dentro de um salão de beleza? Pense todas as mulheres do mundo unidas.

    Parabéns a todas nós.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Somos capazes de :

    Gerar uma Vida;
    POdemos chorar muito, sem nos envergonharmos;
    Podemos rir atoa;
    Podemos ser vaidosas, sensíveis;
    Temos o poder de seduzir e o prazer de sermos conquistadas;

    Enfim, somos Encantadoras.! Somos Mulheres.!!

    Parabéns, pelo Dia Internacional das Mulheres ♀

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  5. QUERIDA TINHA FEITO UM COMENTARIO IMENSO CLIQUEI ERRADO APAGOU AFF

    MAS VENHO AQUI DIZER QUE ADOREI A CORRIDA E COMO A FER ME SENTI NELA TAMBEM DO SEU LADO ..
    E QUE AS MULHERES ESTÃO DE PARABENS POR TANTA FORÇA EM UM MUNDO MACHISTA COMO O NOSSO AINDA ELAS ESTÃO SE SAINDO DEMAIS DE BEM SRSRS

    FELIZ DIA DAS MULHERES ...
    BEIJOS E OBRIGADA PELAS PALAVRAS POR LÁ

    OTILIA

    ResponderExcluir
  6. feliz dia das mulheres! e continue correndo, faz muito bem!

    ResponderExcluir
  7. Venceu teu próprio desafio, parabéns beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  8. Olá!Bom dia!
    Puxa vida! Queria ter corrido junto!
    Meu esporte favorito!
    Boa semana!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!Boa noite!
    Parabéns para sua irmã....amanhã...entendeu,né?, rsrs
    Obrigado pelo carinho de sempre!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nice querida! Adorei a crônica! Parabéns! Obrigada pelo carinho! Te agendei para participar do "Blog Novo" na semana que inicia em 14/05! Ótimo início de semana! Bjo no coração!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. E viva o dia das mulheres atrasado então, então além de fazer aniversário no mesmo mês que eu, você também é maratonista, que saúde então, beijão Nice, e lemos seu comentário pro próximo programa inclusive até mais :-)

    ResponderExcluir
  12. Olá moça linda!Vim te deixar um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Belíssimo Blog. Excelente texto. Parabéns Nice! Continue com esse talento. Beijos. Sua colega e amiga Ivete.

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga, passando pra matar saudades e deixar o meu bjo de bom fds.

    ResponderExcluir
  15. Olá!Bom dia!
    Para desejar uma boa semana!
    Muita paz e luz!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde moça querida.
    Vim te deixar meu carinho , minha saudade e um beijão.

    ResponderExcluir
  17. Não se preocupe! Quando sobrar um tempinho, me avise que virei aqui me inspirar, rsrsrs! Falando sério, se não puderes, não tem problema! Fica pra uma próxima! O importante mesmo é o carinho e a presença! 3ªF iluminada e abençoada! Bjão no coração!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Boa noite querida! Eu que agradeço o carinho! Sem meus amigo(a)s o blog não teria vida! Seria vazio! Uma 5ªF abençoada! Bjo carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Nice amada,
    dei uma "corrida" até aqui rsrsr, para te deixar um beijão.
    Você é muito querida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Querida Nice. Retornando a esta blogosfera e passando or aqui para me deliciar com teus escritos. Saudades, beijo imenso

    ResponderExcluir
  21. Minha linda, vim agradecer a oração ao meu amigo.
    Muito agradecida Nice.

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Olá, Nice.

    Realmente, algumas mulheres fazem toda a diferença positiva na vida de muita gente. Não digo que são todas as mulheres, pois ser humano é uma coisa que sempre surpreende negativamente, e como homens e mulheres dividem essa condição de ser humano, elas também dão umas "patadas" vez ou outra.

    Concordo com você quando cita a facilidade de parecer um polvo. Parece que vocês têm 8 braços. Fico assustado com essa facilidade de se concentrar em uma coisa e fazer mais dez ao mesmo tempo.

    Meu comentário está um tanto atrasado, mas o tempo anda me marcando firme. Dá pra me ensinar esse segredo de fazer tantas coisas juntas? rsrs.

    Bjs, Nice. Adorei a crônica.

    Marcio

    ResponderExcluir
  23. obrigada Màrcio. O tempo é curto mesmo.. Boa Semana!! Bjs

    ResponderExcluir