sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SE A SAUDADE TIVESSE COR

Com muita saudade no coração resolvi reler e postar aqui no meu blog um texto que foi dedicado a minha irmã, Edna, que “partiu” ano passado deixando em nossos corações, da família, dos amigos, muitas saudades. Vanessa Oliveira, uma amiga virtual, encantadora e sensível que tive o prazer de conhecer, fez este texto para mim, tentando amenizar um pouco a minha dor, talvez a sua também, já que se encontra na mesma situação que eu: a perda de um irmão.

Para você! Querida Vanessa! Posso dizer que “o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". (Fernando Pessoa)

 

Se a saudade tivesse uma cor, que cor seria essa?

Poderia ser preta, pois às vezes a “coisa” aperta e nos faz chorar; ou ainda, branca, que transmite aquela paz gostosa. E que tal cor de rosa? Assim, representaria uma saudade acompanhada de amor.

E se a saudade possuísse um cheiro, que cheiro seria esse?
Poderia ser o perfume de uma pessoa querida, assim como cheirinho de café pela manhã, bem como cheiro de terra molhada, não sei... Muitos e muitos cheiros, poderiam despertar em nós uma saudade sem medida.

Saudade dói, e por algumas vezes, dói demais. Dói mais ainda quando nos deparamos com a triste realidade de que jamais encontraremos novamente quem nos provoca tamanho sentimento. É nessas horas que, gostaríamos de ter o poder de voltar no tempo e falar tudo que não conseguimos, dizer aquele “Eu te amo” mais especial, dar aquele abraço bem apertado, assim como aquele beijo bem carinhoso. Infelizmente, a vida não nos dá essa oportunidade de voltar e fazer diferente, então vamos convivendo com essa dor provocada pela presença da ausência física. O coração e a alma sentem e colocam essa dor para fora, em forma de lágrimas incontidas.

Há dias em que essa saudade se faz tão presente que, precisamos reunir forças para seguir em frente, afinal de contas, aqui têm pessoas que dependem de nosso carinho e nos amam, e claro, se desistíssemos, provocaríamos nelas, uma dor tão grande quanto a que sentimos.

Você partiu tão precocemente, quando tudo parecia tão bem... Mas, a vida gosta mesmo de pregar peças na gente. Deus te chamou para brilhar aí no andar de cima e daqui de baixo, só posso pedir a ele que te tenha sempre nos braços e que conforte os corações que ainda choram por ti.

Se fosse possível renomear a palavra saudade, sem sombra de dúvidas, o melhor nome seria o seu, uma pessoa incrível e rara, pela qual sempre terei um amor que transpassará qualquer barreira do desconhecido, porque SAUDADE é amor que fica, mas com certeza também, é a dor que nunca parte.

Vanessa Oliveira
07/03/2011

                                          
                                             NOSSA ÚLTIMA FOTO JUNTAS

13 comentários:

  1. Uma mensagem lindíssima que me comoveu! Também já perdi pessoas que me eram muito queridas e dou valor à saudade! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda e tão verdadeira essa.Eu também perdi, quando era jovem, minha irmã e foi triste demais...
    As saudades existem sempre e não esquecemos nunca.

    Um texto lindo esse, bem sentido e vivido...beijos,tudo de bom,lindo fds,chica( lindas fotos)

    ResponderExcluir
  3. NICE,
    COM LAGRIMAS AINDA NO ROSTO QUE ESCREVO ESTE COMENTARIO, ACHO QUE DESDE QUE TENHO BLOG O MAIS EMOCIONADO PRA MIM..

    O QUE DIZER A VOCE DESSA SAUDADE??
    SABE A MINHA TEM COR ..É NEGRA ..AS VEZES ABRANDA FICA MARROM, MAS ESCURO..SE TIVESSE CHEIRO SERIA DE BANHO TOMADO SABE? ..QUANDO A PESSOA TOMA UM BANHO E TE ABRAÇA, COM AQUELE CHEIRINHO DE SHAMPOO ASSIM ERAM OS ABRAÇOS DA MINHA SAUDADE..SE TIVESSE GOSTO SERIA AMARGO COMO FEL...ELA AMARGA E MUITO...AGORA SE TIVESSE UM SENTIMENTO ..SERIA ORGULHO DE TER ALGUEM COMO ELES PARA SENTIRMOS SAUDADES NÃO É?
    OLHANDO ESTA FOTO SUA ME DOEU TENHO 3 IRMÃS AQUI SOMOS 4 MULHERES ..A FILHAS DO SEU LINS E DA DONA CARMEM..QUASE PERDEMOS UMA MAS DEUS RESOLVEU NOS DAR MAIS UMA CHANCE E SOMOS ASSIM, COMO VOCES NESSA FOTO UNIDAS ..UM AMOR IMENSO UMA COM A OUTRA LIÇÃO DOS NOSSOS PAIS..
    SABE DIFICIL DIZER A VOCE SOBRE SAUDADE E QUE PASSA POR QUE NÃO PASSA ..O QUE TEMOS QUE FAZER E CONVERTER A SAUDADE EM ORAÇÃO POR ELES E QUE DEUS ABRANDEA SAUDADE PARA CONTINUARMOS A VIDA POIS COMO BEM DISSE O TEXTO PRECISAMOS VIVER TEMOS A QUEM VIVER NÃO É?

    E TENHA CERTEZA VOCE...SUA IRMÃ ESTA BEM,ESTA VIVA E UM DIA VOCE IRA SE ENCONTRAR COM ELA E DIZER TUDO DE NOVO ...QUE QUISER POR QUE SEI QUE VOCE DISSE TUDO ...DO JEITO QUE SINTO QUE VOCE É COM SUA FAMILIA, NÃO RESTA MAIS NADA A DIZER ELA SENTIU E SENTE TODO ESSE AMOR ...
    NICE FIQUE BEM,
    QUE VANESSA QUE FEZ O TEXTO TÃO LINDO ESTA PASSANDO POR UM PROVA DESSA, FIQUE BEM TAMBEM..

    BEIJOS AS DUAS..


    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Garotas obrigada pelo carinho. Otília, imagine meus olhos postando esse texto. A foto que estamos todas juntas foi na festa de meu aniversário. Depois que vim para Brasília, só tinha comemorado o meu aniversário com minha família uma vez. Nesse ano resolvi comemorar novamente. Acho que foi para me despedir, pois o último abraço que dei nela foi exatamente no dia do meu aniversário, quando voltei novamente para Brasília.Foi um presente de Deus, já que 15 dias depois ela veio falecer... Nós, toda família, sentimos muita falta dela...Somos unidas, muito mesmo.
    Apesar de tudo estou bem, tenho esses momentos de saudades e tristeza, mas estou aprendendo a conviver com elas.. bejss

    ResponderExcluir
  6. Oi Nice!
    Difícil não se emocionar quando lemos um texto tão bonito e repleto de sentimentos tão verdadeiros.
    Falar de saudades dói muito!
    Em que dimensão ela estiver ficará feliz de sentir essa energia de amor e carinho, que você e sua família tem por ela.
    Força pessoa querida e sempre que lembrar-se dela se for possível, recorde só das boas coisas como foi feito aqui nesse belíssimo texto.
    Um grande abraço com carinho

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nice, confesso que chorei bastante lendo esta homenagem. É que eu perdi um irmão (também muito precocemente) há dois meses e ainda dói muito a saudade e tudo o que tínhamos planejado em fazer juntos. Dos 9 irmãos que éramos ele era com quem eu tinha uma ligação das mais intensas. Eu não meço a sua dor com a minha mas entendo-a e divido com você esse sofrer que , realmente parece não se findar. Meu abraço carinhoso. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  8. Anjo Lindo essa é uma dor sem limites
    por maior que seja nossa fé não vamos
    nunca entender a morte.
    Deus sempre faz o melhor o duro é entender essa perda mais com o tempo ameniza essa dor tão doida.
    Querida amiga Deus cubra de luz e amor seu coração
    beijos com infinita ternura,Evanir..

    ResponderExcluir
  9. Nice, a perda de alguém é sempre traumática. Compreendo a sua dor, também perdi meus pais e até hoje sinto uma saudade imensa.

    Somente que teve alguma perda para entender nossa dor.

    Bj

    ResponderExcluir
  10. Nice, minha querida, reler esse texto é sempre relembrar meu irmão que, como você sabe bem, partiu precocemente, de uma forma tão brutal. A saudade vai ficar para sempre, talvez o que amenize com o tempo, seja a dor que ainda sinto ao imaginar tudo o que ele passou. Escrever esse texto para você, foi a maneira que encontrei de dizer o quanto você é especial e o quão linda é tua alma, tua família unida e o amor que vocês sentem uns pelos outros. Esteja tua irmã onde estiver, tenha a certeza que ela recebe o se amor diariamente, assim como o de toda a família, pois amor de verdade é isso: intenso, único, para sempre. E transpassa qualquer barreira do desconhecido. Um grande beijo no coração, minha querida.


    Vanessa

    ResponderExcluir
  11. Nice, minha querida, reler esse texto é sempre relembrar do meu irmão que, como você sabe bem, partiu precocemente, de uma forma tão brutal. A saudade vai ficar para sempre, talvez o que amenize, seja a dor que ainda sinto ao imaginar tudo o que ele passou. Escrever esse texto para você foi a maneira que encontrei de dizer o quanto você é especial e o quão linda é tua alma, tua família unida e o amor que vocês sentem uns pelos outros. Esteja tua irmã onde estiver, tenha a certeza que ela recebe o se amor diariamente, assim como o de toda a família, pois amor de verdade é isso: intenso, único, para sempre. E transpassa qualquer barreira do desconhecido. Um grande beijo no coração, minha querida.


    Vanessa

    ResponderExcluir
  12. Um texto belíssimo, um verdadeiro hino à fraternidade.
    Todos nós vamos perdendo os nossos entes queridos. Mas, quando eles desaparecem muito mais cedo do que seria previsível, a dor é muito mais funda. Tal como tu, também tenho essa experiência, infelizmente.
    Beijos solidários, querida amiga.

    ResponderExcluir
  13. a caminhada nessa vida é melhor pelos que caminham conosco, pelos que nos rodeiam! sempre achamos que não damos o devido valor às pessoas, mas não podemos voltar atrás, então como na música "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..." que saibamos aproveitar o tempo que temos com o outro vivendo intensamente!
    bjão querida e muita paz no coração!

    ResponderExcluir