quinta-feira, 21 de julho de 2011

AS MARIAS DE NOSSAS VIDAS


Interessante o número de mulheres que passam por nossas vidas com nome Maria. A presença delas está em todos os lugares, nas ruas, no trabalho, em nossa casa. Eu, por exemplo, convivo diariamente com elas. Começa no elevador do trabalho, brinco com Maria das Graças. No caminho do elevador até a porta de minha sala, converso com Maria das Dores e mais adiante com Maria das Cruzes. Antes de chegar à minha sala, tomo um cafezinho com Maria de Jesus, que foi feito por Maria, a copeira. Já em minha sala, o telefone toca, é Maria do Socorro perguntando o que vai fazer para o almoço. Desligo o telefone e lembro que tenho que falar com Maria José, amiga de trabalho, para resolver algumas pendências. Logo depois, Maria de Lourdes liga para dar um oi. Nesse momento chega Maria Amália e me cumprimenta, desejando um bom dia, quando lembro que tenho que ligar para uma Maria muito especial, minha mãe, que não é filha de Maria, mas casou com Mário, filho de Maria Luiza, que é minha avó, mas quem atende ao telefone é Maria Vitória, minha sobrinha, que recebeu esse nome em homenagem às duas avós.
 Ufa! Encerra o expediente e sigo encontrando Maria Geralda, que me pede carona e Maria de Fátima no elevador. Mais tarde, em casa, meu marido: “- Falou com mamãe?” - Maria da Conceição. E termino o dia no MSN, com Ana Maria. E o meu nome é Eunice, mas muitos pensam que é Maria Eunice!

As Marias estão presentes também nas lutas sociais e por justiça, como Maria da Penha, que foi prisioneira de seu marido, sofrendo violências, quando ficou paraplégica. Hoje a lei que protege as mulheres da violência doméstica leva seu nome. Elas estão igualmente presentes nas mulheres que sofrem e choram caladas por seus filhos, que por muitas das vezes estão perdidos na violência, quando não são vítimas, assim como chorou Maria, mãe de Jesus.

É nítido o costume que a sociedade tem de utilizar o nome Maria para representar a mulher em geral - ou seja, somos “Marias”.

Sim! Somos Marias! Somos donas de casa, mães, professoras, médicas, engenheiras, advogadas, pedreiras, motoristas, etc. Somos Mulheres! Somos Fortes! Somos Guerreiras!

                                                         Nice Bacchini

Adaptação da crônica "As Marias de minha vida" para publicação no Jornal Regional de Notícias/ Laranjeiras/PR .

18 comentários:

  1. Oi Nice!
    Muito interessante a forma que você descreveu e como isso é real!
    Minha mãe também era Maria e entre amigas há também outras Marias mesmo que seja no segundo nome.Adorei!
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  2. AVE MARIA NICE

    QUE LINDA HOMENAGEM AS MARIAS ..

    MINHA AVÓ PATERNA ERA OTILIA MARIA,MINHA MÃE MARIA DO CARMO,A MERENDEIRA DA MINHA ESCOLA QUE AMOOO E MARIA ..A DIRETORA DA MINHA ESCOLA MARIA DAS GRAÇAS...MEU ANJO DA GUARDA QUE ME AJUDOU A CUIDAR DOS MEUS FILHOS PEQUENOS E HOJE MINHA AMIGA MARIA MOREIRA ..E ASSIM VOU PELA VIDA ENCONTRANDO COM AS MARIAS QUE TANTO ME AJUDARAM...E TANTO ME AJUDAM AINDA...SOMOS MARIAS MESMO QUANTAS VEZES NA FEIRA OS VENDEDORES NÃO CHAMAM DONA MARIA VAMOS COMPRAR KKK MARIAS SEGUIDORAS DA MARIA MAIS FORTE MAIS VALENTE DE TODA HISTORIA MARIA DE NAZAREH MÃE DE JESUS ...ESTA QUE NOS DA FORÇAS SEMPRE PARA ENFRENTAR ...O DIA A DIA ..

    NICE LINDA HOMENAGEM ...

    BEIJOS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  3. Maria Nice.....

    Achei essa sua homenagem às Marias, um grande e fraterno abraço do qual... Todas as Marias e não Marias devem acolher com júbilo.
    E quês Marias lindas tens ao seu redor... Parabéns!!

    Deusssssssssssskiajude
    Beijin
    Tatto

    ResponderExcluir
  4. Nossa realmente hajaM Marias na sua vida Nice, uma delícia de ler esse texto, aliás como sempre, beijão linda :-)

    ResponderExcluir
  5. Sim, Nice, as Marias são o símbolo maior das mulhers de garra, fibra e doçura. (Como disse o Milton, estas mulheres que "possuem a estranha mania de ter fé na vida"). Fui criado em meio a tantas Marias, a começar pela minha mãe e, das 6 irmãs que possuo, 4 são Marias. Abraço de José.rsrs. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  6. Não tenho medo,tenho fé
    O fato de estar avisando na postagem
    meus problemas é para evitar criticas
    destruitivas como já aguentei.
    E tudo que menos quero
    é me afastar de vocês .
    Até havia prometido a um grande amigo
    não postar nada sobre problemas meus.
    Como levo tudo muito a serio minhas amizades virtuais
    que são mais que reais.
    Me deixa ama-los como vocês merecem ..
    Não quero me isolar magoar a mim mesma,
    e pessoas querida.
    Para quem não sabe existe uma campanha
    na net contra levar cola nas visitas por esse
    motivo me explico tanto.
    Minha unica pergunta que fiz ao médico
    se eu não poderia teclar após o procedimento
    cirurgico..Ele disse que essa era a
    unica coisa que poderia fazer depois de ter
    explicado como iria usar meu teclado.
    Como disse na postagem essa será a ultima
    que fasso para dar explicações ..Se fiz isso foi por
    não conseguir viver londe de vcs.
    Deus abençoe o seu final de semana beijos
    no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, quantas Marias! E realmente amiga somos Marias, fortes, batalhadores, mulheres! Me lembrou aquela música linda que o Milton Nascimento canta, em que retrata todas nós, mulheres! Ah eu vim buscar o selo também agora viu? Desculpa a demora é que tou toda enrolada aqui com a minha vida e os mil afazeres que tenho, com o meu piano e o monte de partituras que tenho pra ler! Muito obrigada amiga, eu adorei o selo e principalmente a sua lembrança e o seu carinho... Um grande abraço, e um ótimo final de semana para vc, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Santa Maria, Nice!!!

    Olha essas Marias são mesmo pessoas muito especiais, viu? Minha mãe se chama Maria Conceição que é gêmea com minha tia Maria Auxiliadora. Também conheço aquela que é minha vizinha, Maria da Paz, e a que mora na rua seguinte, Maria das Dores. Minha avó paterna é a Maria José, irmã da Maria Leite. Tenho também uma tia de segundo grau com o nome de Maria da Glória, e umas senhoras da igreja que participo conhecidas pelos nomes de Maria Aparecida, a que vive me abraçando e beijando sempre que me vê, Maria Graciliana e Maria das Graças, as irmãs mais unidas que já vi em toda minha vida, Maria Janice, avó de uma amiga muito querida que já se foi... Maria de Melo, amiga de minha mãe, Maria Ana, uma pessoa querida por todos e está sempre de bom humor... Maria da Costa, amiga de velhos tempos da família Brito. Maria da Penha, uma senhora antiga na vizinhança e conhecida por todos. Maria Fernandina, a tia da nossa rua que vive aconselhando os jovens do bairro. Maria Eva, mesmo com seu jeito de durona é muito paciente. Maria Bezerra, dona da mercearia e Maria Gertrudes, a que faz caminhada pela manhã e tem uma alimentação bem balanceada... só quer estar no peso certo. Não deixo, é claro, as bebês da família, Maria Bianca, minha priminha fofa que nasceu agora há pouco. Maria Clara, filha da tia Alice. Maria Rosa, que já está com 10 aninhos e parece que nasceu ontem. Maria Eduarda, um dos maiores xodós da família! Maria Vanessa, a loirinha dos olhos marronzinhos claros mais manhosa. Maria Cibele, tem 2 aninhos e o cabelo já bate bendizer na bunda, e Maria Ângella, toda cuidadosa e adora pintar. E também minhas amigas Maria Fernanda, que minha família ama de montão. Maria Camyla, a princesinha fofa. Maria Daniela, que conheci há pouquíssimo tempo. Maria Virgínea, conheço já anos... bendizer desde a infância. Maria Emile, minha pretinha favorita que está sempre comigo. Maria Carolina, filha da minha madrinha. Maria Luana, a melhor de todas e a mais presente. Maria Poliana, a que canta comigo na igreja e me ajuda na matemática. Maria Dayana, irmã da Poli, um amor de pessoa, educada, gentil e muito, muito amiga... e tantas outras Marias que presenciam minha vida com o sabor único e um cheirinho doce de coco queimado.

    Beijos, Maria Nice!

    ResponderExcluir
  9. Há mais Marias que Manéis...
    É uma bela crónica, muito agradável de ler.
    Querida amiga Nice, boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Maravilhosa tua homenagem às Marias de nossas vidas e dias...beijos,chica

    ResponderExcluir
  11. Passei para ver as novidades.
    Querida amiga, bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Que texto lindo!
    Estas Marias da vida são guerreiras, apaixonadas, sensíveis, delicadas, mães, filhas, esposas etc....
    Nice amei conhecer a quantidade de Marias na tua vida rsrs.
    E aqui assina mais uma Maria.
    Maria Fernanda risos...
    Uma admiradora e amiga.
    *
    Beijinho amada.

    ResponderExcluir
  13. O QUE MAIS ADMIRO EM VOCE..ALEM DE UMA PESSOA EXTREMAMENTE SENSIVEL ,INTELIGENTE ..É QUE VOCE LE OS TEXTOS INTEIROS ..E COMENTA COM TANTA GENEROSIDADE ...QUE FICO EMOCIONADA..SABEMOS QUANDO ESCREVEMOS QUEM LE O TEXTO E VOCE SEMPRE FAZ ISSO..

    ISSO É UM RESPEITO MUITO GRANDE QUE TEM COM AS PESSOAS
    QUE ESCREVEM..GOSTO DISSO ..
    BEIJOS NICE

    VOCE É BARBARA !!

    RESPONDI POR LA MAS NÃO PODERIA DEIXAR DE VIR AQUI..

    ResponderExcluir
  14. oiii
    de vez em quando paramos e vemos melhor pessoas e nomes que temos por perto e as "Marias" são todas especiais representam a Maria mãe de jesus, é um nome comum que carrega o que de bom elas possuem! salve as marias!!!
    bj e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  15. E salve todas as Marias, que deste grupo eu tb pertenço. Belo blog, adorei ter vindo te conhecer e já sua seguidora. Grande abraço - voltarei!

    ResponderExcluir
  16. Nice, minha querida amiga, quando publicas novo post?
    Boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Nilson, publiquei um recentemente na ARenas das Crônicas...abraços

    ResponderExcluir
  18. verdade... e engraçado como elas são sempre marcantes né? SEMPRE.

    xD


    bjuu

    http://fofocast.blogspot.com

    ResponderExcluir