domingo, 30 de outubro de 2011

A TV Moderna




Marineide queria comprar uma televisão nova. Moderna, fininha, era o que mais desejava para assistir suas novelas. Convidou-me para acompanhá-la, pois tinha receio de comprar uma TV que não prestasse. Acredito que nessa situação seria melhor a companhia de seu sobrinho, que entendia tudo relacionado a esse mercado. No entanto, Marineide estava ansiosa demais e não queria esperar por ele. Aceitei o convite.

Na loja, fomos direto para a seção de televisores e era um show de modelos, tamanhos, tecnologias. Chamamos um vendedor para nos atender que, muito atencioso, indicou um modelo específico, explicando detalhadamente, com indisfarçável prazer, como ela funcionava, suas peripécias, suas entradas e saídas e a variedade de funções que aquela maravilha oferecia. Impressionante a quantidade de funções que uma TV tem hoje em dia! Voltei minha atenção para o vendedor, precisava entender o que explicava, pois não tinha certeza se Marineide o compreendia muito bem. O vendedor era muito jovem, impressionava com facilidade, fala fácil, e empolgava os menos avisados que ouviam seu canto de sereia. Mas esse comportamento é comum nos jovens que cresceram nesse mundo virtual e digital. Diferente da minha geração, que viu o mercado passar por várias mudanças, evoluindo muito rápido, saindo do disco de vinil para o CD, DVD e blu-ray, da fita cassete ao pendrive. Acredito que seja por isso que o vendedor foi tão detalhista nas explicações conosco. Além do mais, éramos mulheres e, sinceramente, confesso que nós temos alguma dificuldade para entender essas novas “sensações do mercado”! Diferente dos homens. Esses são mais interessados! Eles, normalmente conhecem os produtos antes de chegarem às prateleiras do mercado. E nós, somente quando estão na prateleira de nossas casas. Raras são as exceções!

E Marineide, coitada! De uma época em que as novelas eram narradas em rádios! Será que entendeu as explicações do vendedor? Pela sua expressão, parece que não. Mas parece ter entendido o que era HDMI, que segundo o vendedor era um cabo de conexão com a mais nova e alta tecnologia que, através de sinais digitais, transmite imagem e som de alta qualidade. Então Marineide lembrou de uma “técnica” antiga, para melhorar a imagem, quando se colocava palha de aço nas pontas das antenas dos televisores. Algumas pessoas acreditavam nisso. Sim, era quase uma crença. Eu particularmente, que tive oportunidade de testemunhar essa “técnica”, não via diferença alguma na imagem, que continuava distorcida e cheia de chuviscos. E a televisão! Coitada ! Parecia um ET!

Agradecemos ao vendedor pela sua atenção, com promessa de voltarmos mais tarde com o sobrinho da Marineide. Assim procuramos a saída, uma vez que estávamos perdidas com as variedades de entradas que existiam na televisão!
                                                                                                     Nice Bacchini

Texto publicado no Jornal Regional de Notícias, Laranjeiras do Sul/ PR



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Brasília abençoada pela natureza

Brasília é conhecida por suas belezas arquitetônicas, por sua importância política e econômica, até mesmo por seus escândalos no meio político e nas administrações do Governo Federal, uma vez que nela se concentram três poderes que regem o país: Executivo, Legislativo e o Judiciário, e infelizmente todos passíveis de corrupção. Deixando de lado as questões polêmicas, Brasília também é conhecida pela seca, um período de estiagem, de mais ou menos três meses, que a cidade passa todo ano. Durante esse período, a cidade fica muito castigada com o ar seco, a poeira e as queimadas, proporcionando alguns incômodos à sua população, no entanto a natureza da um show, quando nos exibe cenários belíssimos. Começando ao amanhecer, quando o sol nasce, atrás do horizonte, o céu, nos tons avermelhado, cinza e um leve azul, fica deslumbrante...

No decorrer do dia, um azul intenso, sem manchas, toma conta do céu de Brasília, que junto com a bela arquitetura da cidade, forma imagens para admirar.

Os ipês fazem parte do cenário de Brasília nessa época seca, quando proporcionam um espetáculo maravilhoso com sua floração nas cores roxa, amarela e branca.

 A diversidade de flores dá um colorido especial à Brasília em contraste com o seu gramado seco.

Brasília, abençoada pela natureza, expõe finais de tardes maravilhosos, quando podemos apreciar o seu pôr do sol de qualquer lugar. Cada lugar com seu toque especial e seu encanto. As imagens abaixo são apreciadas do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República...

O parque da cidade, situado ao centro de Brasília, é um ótimo local de lazer, com pista de ciclismo, de caminhada e corrida, parquinhos, dentre outros. Nele encontramos um colorido especial, com muitas flores, árvores, um pequeno lago, aves, etc., e um fim de tarde espetacular...

As árvores com seus galhos secos e poucas folhas, consequência do grande período de estiagem, dão um toque especial ao cenário de Brasília...

 E nas noites de lua cheia o céu de Brasília nos oferece esse maravilhoso luar...


    Com a proximidade da chuva o céu do cerrado continua seu show, e esse ano (2011)  foi além do esperado, quando surgiu em volta do sol um círculo colorido, um fenômeno  natural  denominado halo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)," isso ocorre quando a luz do sol incide sobre cristais de gelo que ficam nas nuvens mais altas da atmosfera."


E com a chegada da chuva o show continua...


    Assim é a NATUREZA!!!

As imagens ilustrativas são todas de minha autoria,  com exceção da imagem do Fenômeno halo.

Todos as fotografias foram tiradas nos meses de setembro e outubro desse ano.

Nice Bacchini