quinta-feira, 21 de julho de 2011

AS MARIAS DE NOSSAS VIDAS


Interessante o número de mulheres que passam por nossas vidas com nome Maria. A presença delas está em todos os lugares, nas ruas, no trabalho, em nossa casa. Eu, por exemplo, convivo diariamente com elas. Começa no elevador do trabalho, brinco com Maria das Graças. No caminho do elevador até a porta de minha sala, converso com Maria das Dores e mais adiante com Maria das Cruzes. Antes de chegar à minha sala, tomo um cafezinho com Maria de Jesus, que foi feito por Maria, a copeira. Já em minha sala, o telefone toca, é Maria do Socorro perguntando o que vai fazer para o almoço. Desligo o telefone e lembro que tenho que falar com Maria José, amiga de trabalho, para resolver algumas pendências. Logo depois, Maria de Lourdes liga para dar um oi. Nesse momento chega Maria Amália e me cumprimenta, desejando um bom dia, quando lembro que tenho que ligar para uma Maria muito especial, minha mãe, que não é filha de Maria, mas casou com Mário, filho de Maria Luiza, que é minha avó, mas quem atende ao telefone é Maria Vitória, minha sobrinha, que recebeu esse nome em homenagem às duas avós.
 Ufa! Encerra o expediente e sigo encontrando Maria Geralda, que me pede carona e Maria de Fátima no elevador. Mais tarde, em casa, meu marido: “- Falou com mamãe?” - Maria da Conceição. E termino o dia no MSN, com Ana Maria. E o meu nome é Eunice, mas muitos pensam que é Maria Eunice!

As Marias estão presentes também nas lutas sociais e por justiça, como Maria da Penha, que foi prisioneira de seu marido, sofrendo violências, quando ficou paraplégica. Hoje a lei que protege as mulheres da violência doméstica leva seu nome. Elas estão igualmente presentes nas mulheres que sofrem e choram caladas por seus filhos, que por muitas das vezes estão perdidos na violência, quando não são vítimas, assim como chorou Maria, mãe de Jesus.

É nítido o costume que a sociedade tem de utilizar o nome Maria para representar a mulher em geral - ou seja, somos “Marias”.

Sim! Somos Marias! Somos donas de casa, mães, professoras, médicas, engenheiras, advogadas, pedreiras, motoristas, etc. Somos Mulheres! Somos Fortes! Somos Guerreiras!

                                                         Nice Bacchini

Adaptação da crônica "As Marias de minha vida" para publicação no Jornal Regional de Notícias/ Laranjeiras/PR .

sábado, 16 de julho de 2011

RETORNANDO


Depois de um período de férias na cidade do Rio de Janeiro, quando curti muito toda minha família, estou retornando as minhas atividades.



Foi um período de muito frio e chuva, mas nos dois últimos dias de férias o sol apareceu. Só assim consegui curtir a praia de Grumari, que tanto gosto!


                                                                    
Despedi-me da Cidade Maravilhosa com este lindo por do sol!

Já sinto saudades
 
As fotografias são de minha autoria.